terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mobiliário Hepplewhite (1770-1786)


Hepplewhite:

Mobiliário Hepplewhite
George nunca atingiu a popularidade do estilo Chippendale, só ganhando notoriedade após sua morte, quando sua viúva publicou o seu Cabinet-maker and Upholsterer's Guide. Ele tinha sido aprendiz na maior casa de fabrico de mobiliário da província Gillow de Lancaster. Em 1760 teve uma oficina em Londres, onde popularizou o uso do pau-cetim e foi o líder de uma reação para maior delicadeza de linhas e proporções. Como conseqüência, seus móveis eram às vezes demasiados frágeis.

Hepplewhite empregou enormemente como ornamentação, pinturas e marchetaria e suas figuras clássicas mostravam o estilo da pintora suíça Angélica Kauffman. A marchetaria ele utilizava sincômoro, pereira, cerejeita, ébano e outras madeiras. Happlewhite fabricou toda espécie de mobiliário, destacando-se suas cadeiras cujos espaldares tinham cinco formas: oval, escudo, coração, roda e camafeu. As pernas eram sempre retas, quadradas ou redondas, afinando para baixo. A parte superior do espaldar da cadeira em escudo tinha uma curva em serpentina muito usada por ele em mesas, cômodas e consoles. Ele também colaborou com Adam, produzindo o mobiliário Adam-Hepplewhite.

Final do século XVIII
Madeiras: mogno; entalhes e ornamentos em madeira cetim
Baseado no estilo de Adam com mais delicadeza, pernas retas e estreitas, encosto de cadeira em formato de escudo oval ou coração, menos ornamentada, entalhes delicados e o uso de contraste de lâminas e entalhes
George Hepplewhite (1770- 1786)
Nome dado após publicação do estilo de Hepplewhite em 1788 no “Guia para Marceneiros”. O estilo é neoclássico e foi reproduzido nos Estados Unidos particularmente nas Carolinas, Maryland, Nova Inglaterra, Nova York e Virginia.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, comprei um conjunto de cadeiras desse estilo e estava procurado referências.

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